José Saramago

 "Faleceu ontem, aos 87 anos em conseqüencia de múltipla falha orgânica, o escritor português José Saramago." (Fonte: Site G.1)

 Nascido em 16 de novembro de 1922, José de Sousa Saramago  cresceu em Lisboa com sua família humilde e aos 25 anos se tornou autoditata, publicando o seu primeiro romance Terra do Pecado (1947). Depois de Terra do Pecado, Saramago apresentou ao seu editor o livro Clarabóia, que depois de rejeitado, permanece inédito até a data de hoje, sendo que depois disso, o mesmo persiste nos esforços literários e dezenove anos depois – então funcionário da Editorial Estudos Cor - troca a prosa pela poesia lançando Os Poemas Possíveis. Num espaço de cinco anos, depois, publica sem alarde mais dois livros de poesia, Provavelmente Alegria (1970) e O Ano de 1993 (1975). É quando troca também de emprego, abandonando a Estudos Cor para trabalhar no Diário de Notícias, depois no Diário de Lisboa. Em 1975, retorna ao Diário de Notícias como director-adjunto, onde permanece por dez meses, até 25 de Novembro do mesmo ano, quando os militares portugueses intervêm na publicação (reagindo ao que consideravam os excessos da Revolução dos Cravos) demitindo vários funcionários. Demitido, Saramago resolve dedicar-se apenas à literatura, substituindo de vez o jornalista pelo ficcionista: "(…) Estava à espera de que as pedras do puzzle do destino – supondo-se que haja destino, não creio que haja – se organizassem. É preciso que cada um de nós ponha a sua própria pedra, e a que eu pus foi esta: "Não vou procurar trabalho", disse Saramago em entrevista à revista Playboy, em 1988.
Daí em diante foram inúmeras obras que contribuiram muito para o aumento da cultura humana. Ficou muito conhecido pelo uso da prosa e levá-la a reconhecimento internacional, ganhando o Prêmio Camões por isso.
 Teve a sua carreria envolvida em algumas polêmicas como acusações de anti-semitismo (ver quadro).Por frequentemente fazer uso dos seus direitos fundamentais de liberdade religiosa e de liberdade de expressão, Saramago encontrou sempre fortes críticas e oposição na Igreja Católica, que não aceita o exercício dessa liberdade democrática de Saramago (daí o facto de ele se referir a esta como "fascista" com frequência). Os protestantes (ou evangélicos) já declararam publicamente apoiar a liberdade de expressão do autor.E essa relação de tensão com a Igreja Católica é agravada devido à origem portuguesa de Saramago, local onde o catolicismo ainda é muito forte e discuti-lo ainda é um tabu.


 Mesmo com todas as polêmicas, Jose Saramago não deixou de ser o grande escritor (dramaturgo, poeta, jornalista e etc) que foi e ganhou o Nóbel de Literatura em 1998 (primeiro premio concedido a um escritor de língua portuguesa).
No últimos tempos sofria com problemas de saúde como leucemia e insuficiência respiratória e devido a isso passou por várias internações. Faleceu em casa, as 12:30 acompanhado da sua familia e equipe de médicos.

OBRAS:

Romances
"Terra do pecado" (1947)
"Manual de pintura e caligrafia" (1977)
"Levantado do chão" (1980)
"Memorial do convento" (1982)
"O ano da morte de Ricardo Reis" (1984)
"A jangada de pedra" (1986)
"História do cerco de Lisboa" (1989)
"O Evangelho segundo Jesus Cristo" (1991)
"Ensaio sobre a cegueira" (1995)
"Todos os nomes" (1997)
"A caverna" (2000)
"O homem duplicado" (2002)
"Ensaio sobre a lucidez" (2004)
"As intermitências da morte" (2005)
"As pequenas memórias" (2008)
"A viagem do elefante" (2008)
"Caim" (2009)

Peças teatrais
"A noite"
"Que farei com este livro?"
"A segunda vida de Francisco de Assis"
"In nomine dei"
"Don Giovanni ou O dissoluto absolvido"
Contos
"Objecto quase"
"Poética dos cinco sentidos - O ouvido"
"O conto da ilha desconhecida"

Poemas
"Os poemas possíveis"
"Provavelmente alegria"
"O ano de 1993"

Crônicas
"Deste mundo e do outro"
"A bagagem do viajante"
"As opiniões que o DL teve"
"Os apontamentos"

Trailer Oficial do filme Ensaios Sobre a Cegueira  

Faça o Download do filme aqui

(poduzido por Fernando Meireles, baseado no livro de mesmo nome do autor Jose Saramago) 


A arte da curta-metragem

O cinema foi apresentado ao mundo em 28 de Dezembro de 1895, no Grand Café, em Paris, pelos irmãos Lumiére e desde então  exerceu,exerce e ainda exercerá muito fascínio sobre as pessoas. E mesmo com o advento da internet e de todas as outras tecnologias, os verdadeiros cinéfilos não deixam de apreciar a 7ª arte.
 Dentro do cinema temos os longas, medias e os curta-metragens. Os longa-metragens são obras cinematográficas com duração superior a sessenta minutos. ( que são os filmes que estamos acostumados a assistir no cinema ou em casa). Os média-metragens são produções com durações entre trinta e sessenta minutos. E por fim os curta-metragens, ou simplesmente curtas, que são as produções com tempo inferior a trinta minutos.
  No Brasil  a Agência Nacional do Cinema (ANCINE) em sua Instrução Normativa 22, anexo I, a definição de Curta-Metragem é dada a filmes de até 15 minutos, Média-Metragem para filmes com tempo acima de 15 minutos e até 70 e Longa para filmes com mais de 70 minutos. Normalmente é o formato mais usado para animações e foi bastante difundido no Brasil desde os anos 70, inclusive sendo adotada em documentários, filmes de estudantes e filmes de pesquisa experimental.
 Atualmente existem milhares de boas produções no formato de curta-metragem,não só no Brasil como no mundo. Alguns minutos de plena criatividade expressa em imagens que dizem muito através do humor, protesto, drama, documentários e etc. Desta vasta gama de produções maravilhosas, reuni algumas para apresentar a vocês.

Vida Maria ☆☆☆☆☆





 Animasom ☆☆☆




Solidão ☆☆☆☆☆




Curta Metragem ☆☆☆☆☆

Sorria!!

O riso nos acompanha desde a pré-história, pois trata-se de um comportamento instintivo natural. Atualmente com a correria do dia-a-dia, em alguns momentos, chegamos a sentir a necessidade de rir de alguma coisa e por isso, muitas vezes, recorremos a uma boa comédia ou a uma boa leitura.
Existem ótimos sites, blogs e vídeos que podem ajudar muito nesse sentido. Reuni alguns deles aqui:




Ótimo blog com tirinhas de humor leve (sem deixar de ser inteligente)







Os barbixas possuem um site bem legal, com alguns vídeos engraçados.Quem quiser pode conferir também a atuação deles na peça Os Improváveis em alguns vídeos no youtube.






O site tem muita coisa engraçada (principalmente se vc está sem fazer nada) mas também tem muita besteira e propagandas (daquelas chatas que ficam piscando na tela) . Mas fora isso da pra ler algumas coisinhas engraçadas por lá.

Pegadinha japonesa
 
Apesar de pegadinhas fazerem parte de um tipo de humor suspeito (nunca sabemos se é de verdade ou se é armação) essa vale a pena ver. 

Marco Luke 
 
Com certeza muita gente já viu esse vídeo, mas se você ainda não viu vale a pena conferir.


Com esse pequeno repertório,você com certeza vai rir. Mas se nada disse der certo,tenta algum videozinho de Comédia Stand Up que é a tendência atual.


Brevíssima história sobre a Copa do Mundo.

O Brasil respira futebol o tempo todo, mas em alguns momentos a coisa fica mais intensa. Isso acontece mais precisamente a cada 4 anos quando acontece a copa do mundo.
  A copa do mundo foi criada em 1930 pelo presidente da FIFA ( Federation International Football Association), Jules Rimet (o mesmo que dá nome a taça). A primeira edição da copa, que aconteceu no mesmo ano, contou com a participação de 16 seleções que foram convidadas pela FIFA, sem disputa de eliminatórias, como acontece atualmente. A seleção uruguaia sagrou-se campeã e pôde ficar, por quatro anos, com a taça Jules Rimet.
  Nas duas copas seguintes (1934 e 1938) a Itália ficou com o título. Porém, entre os anos de 1942 e 1946, a competição foi suspensa por causa da Segunda Guerra Mundial.
 Em 1950, o Brasil foi escolhido para sediar a Copa do Mundo. Os brasileiros ficaram entusiasmados e confiantes no título. Com uma ótima equipe, o Brasil chegou à final contra o Uruguai. A final, realizada no recém construído Maracanã (Rio de Janeiro - RJ) teve a presença de aproximadamente 200 mil espectadores. Um simples empate daria o título ao Brasil, porém a celeste olímpica uruguaia conseguiu o que parecia impossível: venceu o Brasil por 2 a 1 e tornou-se campeã.
  O Brasil só ergueu a taça Julies Rimet, pela primeira vez, no ano de 1958 na Suècia (Com a ajuda do, até então, desconhecido Pelé).  A segunda vez foi logo em seguida, na copa de 1962 no Chile.

 Como você ja deve ter percebido, estamos respirando futebol novamente. Este ano a copa do mundo será realizada na Africa do Sul e contara com a presença de 32 seleções.Para entrar segue o link para download da tabela da copa 2010 aqui ou aqui. E o vídeo oficial da copa de  2010

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Hosted Desktops