O que se entende por cor...



As cores podem ser “vistas” de várias formas. A ciência diz que as cores são percepções visuais provocadas pela ação de um feixe de fótons sobre células especializadas da retina, que transmitem através de informação pré-processada no nervo óptico, impressões para o sistema nervoso. OS psicólogos dizem que são ótimos instrumentos para avaliação psicológicas.OS grafiteiros dizem que são meios de expressar sua arte.Uns dizem que servem para terapia (cromoterapia) outros dizem que elas não existem (os depressivos).
Em meio a tantas formas de definir ou entender as cores,eu tenho a minha forma particular. As cores para mim são formas de manifestação de DEUS.Através delas é possível ter acesso a uma vasta gama de emoções e sensação diferentes.
Normalmente não nos damos conta do quanto é multicromática a vida. Estamos tão imersos em nossos afazeres que nem percebemos quanto emoção trás uma simples cor.Algumas pessoas acreditam que cada cor carrega consigo um significado especial.
O preto permite a auto-análise, a introspecção, pode significar também dignidade, está associado ao mistério.

O branco remete a paz, sinceridade, pureza, verdade, inocência, calma.

O verde simboliza esperança, perseverança, calma, vigor e juventude.

O vermelho ativa e estimula, significa elegância, paixão, conquista, requinte e liderança.

A cor amarela desperta, traz leveza, descontração, otimismo. Simboliza criatividade, juventude e alegria.

A cor azul produz segurança, compreensão. Propicia saúde emocional e simboliza lealdade, confiança e tranqüilidade.

O laranja além de significar movimento, espontaneidade, tolerância, gentileza, é uma cor estimulante.

O cinza promove equilíbrio e estabilidade.

O rosa significa romance, sensualidade, beleza.

A cor violeta significa sinceridade, dignidade, prosperidade, respeito.

O marrom associa-se a estabilidade, constância, significa responsabilidade e maturidade.

“As cores podem ter influência psicológica sobre o ser humano, algumas estimulam, outras tranqüilizam, pois são captadas pela visão e transmitidas para o cérebro e conseqüentemente refletem impulsos e reações para o corpo.” (Fonte- /www.mundoeducacao.com.br)

Não é muito difícil perceber isso.Nosso subconsciente é muito vasto e pouco conhecido por nós mesmos.E é nele que estão guardadas as conexão que fazem com que cada cor atue sobre nós de uma forma específica.A que trouxer o maior número de emoções boas para o consciente vai ser sua cor favorita.
As cores trazem alegria para a nossa vida.Não é a toa que normalmente os depressivos se referem a vida usando uma analogia as cores. Eles dizem que a vida para eles é formada por tons de cinza.
Por fim,acredito nas cores como manifestações divinas.E em determinados dias,não as enxergo como sendo apenas um estímulo.Vejo-as como uma forma que Deus criou para nos tornar mais felizes.

1 comentários:

Anônimo disse...

olha amei esse "O que se entende por cor"¹²³ é muito interessante pós tem os significados de todas as cores por exemplo O verde simboliza esperança, perseverança, calma, vigor e juventude. muito legal e interessante amei!

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Hosted Desktops