De quem era a mente brilhante do filme?


Você,com certeza, ja deve ter ouvido falar do filme UMA MENTE BRILHANTE de Ron Howard,que foi estrelado por Russell Crowe e indicado a 8 Oscars,não é?
Pois bem.. o que talvez nem todo mundo saiba é que o filme conta uma história verídica, a história de John Forbes Nash Jr.,um matemático norte-americano que trabalhou na Teoria dos jogos,na Geometria diferencial e ganhou o Nóbel em Economia.
Nash nasceu em 13 de junho de 1928 no estado de Virgínia.Desde pequeno sempre teve um gosto mais evidente pela solidão,o que o diferenciava das demais crianças da sua idade.
A primeira vez que demonstrou interesse por matemática foi aos quatorze anos, quando leu a obra “Men of Mathematics”, de T. Bell, e conseguiu provar um teorema clássico de matemática chamada de Fermat.Em junho de 1945, John Nash ingressou na prestigiosa Universidade de Carnegie Mellon, onde lhe foi oferecido uma bolsa de estudos. Iniciou sua carreira universitária estudando química, mas logo se frustrou com a falta de pensamento criativo exigido no estudo da matéria. Passou então a estudar matemática, tendo sido convencido por seus professores que este campo acadêmico lhe renderia uma carreira promissora. John também fez um curso de “Economia Internacional”, onde se deparou com teorias acadêmicas que o levaram a formular idéias originais que mais tarde tiveram um grande impacto no estudo de economia e que futuramente lhe renderam um Prêmio Nobel.
John Nash sofria de esquizofrenia e os sinais da doença começaram a aparecer quando ainda estudava.Seu estado agravou-se para a paranóia e foi levado ao Hospital McLean (que abrigou pacientes famosos) em 1959.Permanaceu em tratamento até 1970 quando,por decisão própria,decidiu não tomar mais nenhuma medicação nem muito menos se submeter a qualquer terapia.COm o passar do tempo Nash foi se auto-recuperando gradativamente.
Em 1978 ele ganhou o premio John von Neumann Theory Prize,por suas descobertas referentes aos equilíbrios não-cooperativos, que posteriormente passou a ser chamado de Equilíbrio de Nash. Ganhou o Leroy P. Steele Prize em 1999 e por fim o Nobel de Economia em 1994.
Caso você tenha se interessado pela história pode conferir o filme ou até mesmo a Biografia em português que estão disponíveis nos links abaixo;

FILME-UMA MENTE BRILHANTE



BIOGRAFIA-UMA MENTE BRILHANTE (Sylvia Nasar)

0 comentários:

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Hosted Desktops